terça-feira, 1 de março de 2016

Dízimo e Teologia do Devorador


A TEOLOGIA DO DEVORADOR:

Como uma Suposição Teológica se Torna Doutrina no Brasil

3a Edição Estendida.



A Bíblia é, certamente, o livro mais rebuscado e pesquisado de todos os tempos pelas ciências da Exegese, Hermenêutica e Semântica. Vejamos o que significam.

Exegese (Gr. éxegésis) é uma interpretação muito detalhada e cuidadosa de um texto, expressão ou palavra, uma profunda análise para expor o máximo do que o texto quer se referir. A Hermenêutica é a ciência da interpretação de textos (epistemologia) ou de uma realidade descrita (ontologia). Nos estudos bíblicos, a exegese e a hermenêutica caminham juntas na interpretação dos textos, muitas vezes difíceis de compreender devido às simbologias textuais e as diferentes traduções dos léxicos grego, aramaico ou hebraico. A Hermenêutica e a Exegese precisam usar também a ferramenta da Linguística chamada Semântica, que estuda o significado das palavras ou expressões de uma língua (Semântica Lexical).

Desde o século II DC vem se realizando constantes concílios e reuniões para tratar da interpretação dos textos bíblicos tanto pelos judeus quanto pelos cristãos. O campo de pesquisa da interpretação de textos bíblicos nunca se esgotou mesmo com a consumação de 20 séculos de cristianismo. Revelações ainda poderão surgir eventualmente. Com a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto no século passado muitas dúvidas da linguística hebraica antiga tem sido dissipadas. Pelos estudos de manuscritos mais antigos da Septuaginta, versão grega antiga do Velho Testamento, algumas correções têm sido propostas por estudiosos de Teologia em universidades famosas como a University of Pennsylvania ou por estudiosos de língua semítica e grega como o Dr. Michael Heiser, um dos editores do Logos Bible Software. Um bom exemplo disso é a discussão atual em torno do texto de Deuteronômio 32:8, cujo estudo tem apresentado novos conhecimentos sobre guerra espiritual. Tudo que envolve um novo entendimento é sempre discutido por longo tempo em publicações, debates, reuniões até que se estabeleça consenso se a nova proposta seria realmente a realidade dialética do texto.

Na década de 90 surgiram muitos estudos de igrejas evangélicas americanas sobre guerra espiritual, maldições hereditárias, espíritos familiares, espíritos territoriais etc. Exemplos de escritores e conferencistas como Rebecca Brown, Marilyn Hickey, Frank Peretti, Peter Wagner, Mark Bubeck, Rony Chaves, e outros que também vieram ao Brasil para realizar palestras e pregações, tiveram livros traduzidos para o português, trouxeram a influencia deste conhecimento para igrejas evangélicas brasileiras. Guerra espiritual e batalha espiritual tornou-se disciplina inclusiva em alguns seminários teológicos no país. Surgiram pastores brasileiros envolvidos com estes estudos, ressaltamos Valnice Milhomems e Robson Rodovalho na década de 90. Este último publicou em 1995 o livro Por Trás das Bênçãos e Maldições (1, recentemente revisado e estendido como Bênçãos ou Maldições) que trata da guerra espiritual em voga, mas acrescenta a teologia do Devorador, ou a dos demônios gafanhotos, Cortador, Migrador, Destruidor, Devorador.

Esta hipótese teológica é tratada no livro como uma revelação espiritual. Tenta explicar maldições financeiras como decorrente da inobservância do ato de dar o dízimo descrito em Malaquias 3:10-11. A publicação deste livro e as palestras e pregações de Valnice Milhomems sobre estes mesmos gafanhotos durante longo período nos seus cultos na TV nos anos 90, desencadeou uma onda de um suposto novo conhecimento sobre a dicotomia maldição financeira-bênção de prosperidade, numa época que as igrejas da polêmica Teologia da Prosperidade começavam a crescer vertiginosamente. Este estudo teológico do suposto Devorador foi sendo disseminado perigosamente como um conhecimento já estabelecido, tornando-se parte da retórica evangélica até o presente.

Cunhou-se até mesmo uma expressão linguística evangélica mais moderna de que não se dá o dízimo, e sim que o dízimo se devolve a Deus. Expressão contraditória visto que Deus deixou de ser dono do dízimo quando disse em Números 18:21:

“Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação”. ARA

Não se devolve algo a quem não é proprietário, pois inepto ato é. Se a moda agora é dizer que vamos devolver o dizimo, então se devolva a quem é proprietário de direito. Apesar de que em Levítico 27:30-32, logo após a saída do Egito, Deus tenha instruído separar as dizimas da terra e do gado para ele, vários anos depois em Números 18, durante a peregrinação no deserto, ele transfere a propriedade dos dízimos aos levitas.

Sendo, pois uma instrução levítica o dízimo deve ser devolvido à administração da igreja, que incorpora ou representa a função levítica moderna. Colocar uma aura supra-espiritual na expressão “devolver o dízimo a Deus” parece uma figuração de marketing para esconder a igreja do palco. Deus não vai usar o dinheiro para nada e nem vai administrar seu uso. Deus conferiu esta autoridade à igreja. O dinheiro ofertado é propriedade da igreja tanto espiritualmente quanto juridicamente. É ela, a igreja, quem vai administrar as finanças como desejar e isto é o que realmente procede. Qualquer coisa, além disso, é interpretação pessoal fora da Bíblia.

A Teologia do Demônio Devorador foi assimilada fortemente pelas lideranças da maioria das igrejas e incutida fortemente nas mentes dos membros de forma que se criou uma cultura de medo dos supostos demônios gafanhotos. Se não der o dízimo, as finanças ficarão comprometidas, porque o devorador vai atacar na farmácia, no emprego, no salário, no carro, nas dívidas, no SPC, etc. Esta visão é anacrônica no advento do Tempo da Graça Salvadora de Jesus Cristo, que anulou todas as maldições pelo seu sacrifício na Cruz de Calvário. A promoção do medo das consequências sobre as pessoas coloca jugo ou domínio psicológico sobre elas. “Se não dizimar vai sofrer!” Se a pessoa doa dinheiro pelo medo de não dar, faz oferta sem amor ou gratidão subjugada por uma ordenança maior, o ato não tem qualquer valor no Reino de Deus. Este ato contradiz Jesus em João 8:32 “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” e  o Apóstolo Paulo que disse em Gálatas 5:1 “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”.

Ao adotar este novo conhecimento a Teologia da Graça terá de ser reescrita, acrescentando que a maldição do devorador permaneceria excepcionalmente fora do rol de maldições que Jesus levou. A Graça de Deus teria uma ressalva, uma cláusula condicional restritiva: somos benditos em tudo exceto se negarmos os dízimos; neste caso aplicar-se-ia uma sentença: “...com maldição sois amaldiçoados...” (Malaquias 3:9). Teríamos então que modificar as doutrinas paulinas, os alicerces doutrinários do cristianismo, que dizem que as contribuições são voluntárias, alegres e sinceras. Em fazendo isto estaria se criando uma heresia.

Esta teologia vai mais além ao contrassenso, pois considera que no verso 11 de Malaquias 3 estaria incluso um procedimento espiritual oculto na frase onde Deus diz: “...repreenderei o devorador...”. A Teologia do Devorador assinala que este demônio seria de uma casta especial. Um tipo demoníaco tal que somente o Deus Pai poderia conte-lo, repreende-lo ou anula-lo. Existindo esta exceção espiritual, criar-se-ia uma incompatibilidade lógica com as palavras de Jesus em Mateus 28:18,  Toda a autoridade me foi dada nos céus e na terra”. Teríamos então que reescrever o evangelho para: “Toda a autoridade me foi dada nos céus e na terra exceto sobre o Devorador, porque sobre este só meu Pai tem”. Totalmente incoerente e discrepante. Uma  contradição doutrinária, beirando a insensatez.

Esta suposição teológica não se sustentaria se fossem aplicadas as técnicas de exegese, hermenêutica e semântica em todos os pontos propostos pelo autor do livro. A Cabala, que estudou todos os demônios do imaginário espiritual judaico nunca identificou e nem ao menos citou este demônio Devorador (Zohar, Moiséis de Leon, sec XVII). Nenhum livro apócrifo judaico ou gnóstico faz menção de um devorador de finanças. Em revisões extensas de demonologia (Belanger 2010) e na enciclopédia de demônios (Bane 1979) não há menção de um devorador nas religiões do Oriente Médio, exceto o demônio Fagani (*), servidor de Astaroth, relacionado à magia e bruxaria, similar a Ammit (**), demônio funerário egípcio, relacionado ao crocodilo (Livro dos Mortos), citados com devorador de almas e não de finanças nem bens materiais. O demônio que se acredita dominar sobre finanças, citado por Jesus, chama-se Mamon, a palavra hebraica para dinheiro. Sugere-se que Mamon governa sobre o sistema financeiro mundial. Nada relacionado com dízimos e sim com a avareza.

Muitas das traduções do VT nos diversos idiomas da Bíblia são oriundas majoritariamente da Septuaginta. Esta foi a tradução do hebraico para o grego feita pelos sábios judeus do Templo de Jerusalém para a Biblioteca de Alexandria durante a Era Ptolomaica no Egito, século II AC. Em todas a traduções de Malaquias 3:11, a frase “...eu repreenderei o devorador...”, se refere a gafanhotos ou pragas e não a demônios e isto sem exceção.

Em Gill´s Exposition of the Entire Bible, faz menção da tradução de devorador para o sentido literal, comedor (Lt. “comedentem”, comedor;  eum qui comedit”, alguém que come). Outras traduções para o inglês retiram o devorador. Por exemplo:

A New International Version (NIV) traduz “Vou impedir as pragas de devorar suas colheitas....”.  

A versão New Living Translation (NLT) traduz “Suas colheitas serão abundantes, pois eu as guardarei dos insetos e das doenças”.

A versão New English Translation (NET) traduz “Eu pararei a praga que está destruindo suas colheitas...”.

Na versão Young´s Literal Translation (YLT) traduz: “E eu tenho defendido vocês contra o consumidor de colheitas...”.

Nas Bíblias hebraicas originadas de textos massoréticos (***) como a NJV ou NJPS da Jewish Publication Society (JPS) traduz: “...e eu banirei de vocês o gafanhoto, tanto que não destruirá o produto do solo...”.

Nas versões inglesas de textos massoréticos (***) como HBME (The Holy Bible in Modern English) traduz: “...eu encherei os seus celeiros e conduzirei os destruidores para longe de arruinar o fruto de seus trabalhos...”.

Todas as versões do Velho Testamento falam do Devorador como um gafanhoto migrador, devorador e cortador, que são as fases evolutivas da forma adulta do inseto, e da sua lagarta como destruidora de sementes, com um significado semântico de praga (Êxodo 10, Juízes 6 e 7, Joel 2). A nuvem de gafanhotos foi uma das pragas lançadas por Deus sobre o Egito pela mão de Moisés (Êxodo 10:12-15). Uma praga natural que existe até os dias de hoje em várias partes do planeta. Na incontestável antevisão divina do comportamento deste inseto no mundo natural e a sua influência negativa no equilíbrio ecológico na agricultura de subsistência do Oriente Médio, Deus enumera a praga dos gafanhotos como uma das maldições da desobediência. (Deuteronômio 28:38). Ademais, era Deus que enviava e era ele mesmo que dispersava (“repreendia”) a nuvem de gafanhotos, nem de longe sugerindo um agente demoníaco. Deus não abençoa pecadores. No atual mundo cristão, ele usa o sistema financeiro para forçar correção dos seus filhos. Quem se mantém na prática do pecado permanece endividado e sem prosperidade mesmo sendo dizimista. Não se trata de um demônio e sim a mão corretiva de Deus.

Dentro destes aspectos contraditórios desta suposta existência de um demônio Devorador fica a pergunta: Como as autoridades eclesiásticas e denominações evangélicas brasileiras, principalmente os pentecostais, aceitam uma simples suposição teológica como conhecimento estabelecido? Por que incorporam uma pretensa revelação à doutrina sem extensa discussão exegética entre “experts”, professores de teologia e principais das denominações? Podem-se sugerir algumas razões.



  • Ignorância ou falta de conhecimento
  • Dissociação e falta de unidade
  • Oportunismo



Ignorância ou Falta de Conhecimento

Falta de conhecimento é endêmica no Brasil, tanto secularmente quanto eclesiasticamente. O Brasil carece de mestres seculares e os evangélicos carecem de ministros com dom de Mestre. Eventualmente quando um Mestre chega a uma determinada congregação ele pode sofrer discriminação e segregação, provocada pelo orgulho da liderança e por medo de que o conhecimento maior dele possa fazer sombra ao nível cultural do líder e/ou expô-lo depreciativamente.

O Brasil evangélico lê pouco, discute pouco, publica pouco e pouco incentiva a cultura e literatura. Os evangélicos tem medo de discutir novas correntes, ideias ou conhecimento teológicos por temor da suspeita de estarem produzindo ou divulgando heresia. No entanto, aceitam muita coisa sem discutir, achando tratar-se de revelação, se proveio de um líder renomado, um contrassenso. Não conseguem distinguir discussão teológica cultural da teologia doutrinária, achando que discutir teologia é obra do demônio, não entendendo que é o contrario, isto é, para o aprimoramento cultural do ministro de Deus. Não há revistas especializadas, não se fazem congressos, simpósios, palestras, grupos de discussão nem monitorias sobre temas bíblicos. Não se publicam revisões de conhecimento.  Maior parte da literatura disponível é traduzida de autores americanos. Infelizmente, o ensino religioso na formação de pastores e líderes é feito ainda hoje através de apostilas com informações precárias e tendenciosas, em cursos rápidos sem substância cultural. Qualquer contestação é rechaçada entre alunos e professores, os quais também foram formados da mesma forma. Enfim, um mundo evangélico culturalmente incipiente, inodoro, insosso e insípido. “A ignorância produz ignorância, o conhecimento produz saber, o saber produz entendimento, o entendimento produz segurança” (do Autor).



Dissociação e Falta de Unidade

A falta de unidade é patente no universo evangélico brasileiro. Pequenos líderes contestando líderes igualmente pequenos, grandes líderes contestando entre si, grandes denominações contestando denominações grandes, um circo egocêntrico. O evangelho que deveria ser associativo e aglutinador em torno da sã doutrina básica se tornou dissociativo e dispersor em torno de diferenças doutrinárias irrelevantes e periféricas da doutrina básica. Cada mente é um mundo original a parte, todos são príncipes de seus territórios espirituais, consideram-se “ministérios proféticos para uma grande obra”, todos acham, citando o poeta português Fernando Pessoa, que irão “...dominar o mundo depois de amanhã” construindo igrejas mundo afora. Este aspecto dissociativo e ao mesmo tempo megalomaníaco do planeta evangélico brasileiro é extremamente pernicioso no âmbito cultural, pois mina os baluartes filosóficos do conhecimento, a saber, os pares prova/refutação (muito usado em análises científicas) e o senso/consenso (muito usado em análises semânticas). Ninguém quer discutir questões teológicas porque todos se consideram donos das suas próprias verdades absolutas.



Oportunismo

Para alguns líderes evangélicos parece ser oportuno manter ativa esta “revelação” infundada do Devorador apesar terem ciência da verdade. Não por ignorância, nem por falta de conhecimento, nem mesmo por falta de unidade, mas por oportunismo financeiro. Defendem ardentemente esta posição citando Malaquias 3:8, ou quem rouba a Deus se torna vítima do demônio Devorador, mas no íntimo sabem que estão fazendo uma “falsidade ideológica doutrinária”.

Usar Malaquias para atemorizar e manter um povo sob um jugo é uma estratégia perversa de domínio psicológico. Isto porque a profecia de Malaquias não é instrução e sim juízo. A instrução sobre dízimos e ofertas está em Números 18, como já fora dito acima. Deus usou o profeta Malaquias para pronunciar juízo sobre os sacerdotes, que roubavam os dízimos dos levitas, aos quais ele, Deus, prometera sustento perpétuo.  Deus disse aos sacerdotes “amaldiçoarei as vossas bênçãos” (Malaquias 2:2). No sistema de governo divino as bênçãos ou maldições partem do templo para o povo, destarte até os dias atuais. Se a liderança do templo está corrompida, o povo se corrompe também. Se um pastor mente, adultera, prevarica, rouba, seu povo será reflexo dele. É o dominó da maldição. O povo Judeu estava corrompido por causa da corrupção sacerdotal e todos foram amaldiçoados consequentemente.

Os líderes evangélicos que mantém as pessoas sob o jugo espectral do Devorador não deveriam esquecer: quem conhece a verdade, mas ensina errado para obter alguma vantagem, estará sujeito ao julgamento de Tiago 3:1:

Meus irmãos, não vos torneis muitos de vós mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo.”



TERMOS:

*Fagani. Serviço de Astharoth, nome relacionado a “devorador”. Magia, domínio de corações e mentes. Bruxaria.

** Ammit. Devorador de almas, comedor de coração, divindade funerária egípcia relacionada ao hipopótamo ou crocodilo.

*** Texto Massoretico. No século VI um sistema de pontuação foi inventado pelos escribas judeus massoretas para atender a necessidade de acentuação vocálica das palavras hebraicas que não possuem vogais. São conhecidos hoje como pontos diacríticos.



REFERENCIAS.

  1. Rodovalho, R. 1995. Por Trás das Bênçãos e Maldições. Editora Koinonia, Brasilia. Rodovalho, R. 2012. Bênçãos ou Maldições. Editora Sara Brasil. São Paulo.
  2. Belanger, M 2010. The Dictionary of Demons, pp125, apud Sacred Magic of Abramelin the Mage. Edited by Michelle Belanger, 1st ed. Llewellyn Publications, Minnesota.
  3. Bane, T. 1969. Encyclopedia of Demons in World Religions and Culture. McFarland & Company Inc. Publishers. Noth Carolina.
  4. Zohar. Ou Esplendor. Livro principal da Cabala atribuído ao rabino Shimon bar Yochai do século II publicado no século XIII pelo rabino Moises de Leon. Domínio Público.
  5. Livro dos Mortos. O Papiro de Ani (O LIVRO EGÍPCIO DO MORTO), 240 AC. Traduzido por E.A. Wallis Budge. Domínio público.

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