Sinopse, Sistemática e Discussão
Prof. Rodnei Cecarelli, PhD
Prof. Rodnei Cecarelli, PhD
A] O Problema da Humanidade: Rm 1:1 a Rm 3:20
A.1] Enfoque Único:
O pecado.
A total depravação da humanidade. A santidade de Deus ao considerar o
pecado. A justiça de Deus revelada na
ira. A necessidade de salvação.
A.1.1] Rm 1:1-17. As saudações e sua tese
declarada: O Evangelho da Justiça pela Fé.
A.1.2] Rm 1:18-32. Os gentios imorais são
culpados.
A.1.3] Rm 2:1-16. Os moralistas são
culpados.
A.1.4] Rm 2:17–3:8. Os judeus são culpados.
A.1.5] Rm 3:9-20. Todos são culpados.
B] A Solução de Deus: Rm 3:21 a Rm 11.
B.1] Primeiro Enfoque:
A Salvação.
A justificação pela fé. A graça de Deus ao
justificar os pecadores. A justiça de Deus imputada. O caminho da salvação.
B.1.1] Rm 3:21-31. Justificados pela graça
por meio da fé
B.1.2] Rm 4. Abraão justificado pela fé, um
exemplo.
B.1.3] Rm 5:1-11. Os benefícios da Justificação.
B.1.4] Rm 5:12-21. Condenados em Adão,
justificados em Cristo.
B.2] Segundo Enfoque:
A Santificação.
A santificação por meio do Espírito Santo. O
poder de Deus para santificar o cristão. A justiça de Deus cumprida. A vida pela
salvação.
B.2.1] Rm 6. Morto para o pecado, vivo para
Deus.
B.2.2] Rm7. Libertado da escravidão da Lei.
B.2.3] Rm 8:1-17. Vida no Espírito.
B.2.4] Rm 8:18-30. Glória do Espírito.
B.2.5] Rm 8:31-39. Amor de Cristo
inseparável.
B.3] Terceiro Enfoque:
A Soberania.
A eleição pela graça. A soberania de Deus
em salvar os judeus e também os gentios. A justiça de Deus na eleição. O objeto
da salvação.
B.3.1] Rm 9:1-19. Deus glorificado na eleição de
Israel no tempo passado.
B.3.2] Rm 9:30 a Rm 10:21. A incredulidade
separa Israel no tempo presente.
B.3.3] Rm 11. Israel restaurado pela graça
no tempo futuro.
C] A Resposta do Homem.
C.1] Enfoque Único:
A Obra
A
reforma da igreja e da sociedade. A gloria de Deus em nossa obediência. A
demonstração da justiça de Deus. A obra da salvação.
C.1.1] Rm 12:1-2. Apresentar-se como
sacrifício.
C.1.2] Rm 12:3-8. Os dons espirituais.
C.1.3] Rm 12:9-21. Amar a todos. Amar os
inimigos.
C.41.] Rm 13:1-7. A Igreja e o Estado.
C.1.5] Rm 13:8-14. A lei do Amor.
C.1.6] Rm 14:1 a Rm 15:13. Os cristãos
fortes e fracos.
C.1.7] Rm 15:14-33. Planos de Paulo para o
futuro.
C.1.8] Rm 14:1 a Rm 15:13. Doxologia final.
C.1.9] Rm 16:1-24. As saudações finais.
As Doutrinas Inclusas
1] O pecado e o julgamento
2] A justificação pela fé em Cristo
3] A redenção ou regeneração pela graça
4] A adoção por Deus
5] A santificação pelo Espírito Santo
6] A salvação eterna
7] A glorificação futura
O pecado e o
Julgamento
A
Ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que
detêm a verdade pela injustiça. [1:18]
...porque
todos pecaram e carecem da gloria de Deus...[3:23]
Justificação
“Porque não me envergonho do evangelho de
Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro
do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em
fé como está escrito: Mas o Justo viverá pela fé” [1:16-17].
A palavra "justificar" é termo
judicial que significa absolver, declarar justo, ou pronunciar sentença de
aceitação. A ilustração de Paulo procede das relações legais. O réu está
perante Deus, o justo Juiz; mas, ao invés de receber sentença condenatória, ele
recebe a sentença de absolvição. O substantivo "justificação" ou
"justiça" significa o estado de aceitação para o qual se
entra pela fé. Essa aceitação é dom gratuito da parte de Deus, posto à nossa
disposição pela fé em Cristo. (1:17; 3:21,22.).
Redenção ou Regeneração
e Adoção
...sendo justificados gratuitamente por sua graça,
mediante a redenção que há em Cristo Jesus.
Regeneração (subjetiva) e Adoção (objetiva)
sugerem uma cena familiar. A alma, morta em transgressões e ofensas, precisa
duma nova vida, sendo esta concedida por um ato divino de regeneração. A
pessoa, por conseguinte, torna-se herdeira de Deus e membro adotado de sua
família. [3:24-25]
Santificação
O homem salvo, portanto, é aquele cuja vida
foi harmonizada com Deus, foi adotado na família divina, e agora se dedica a
servi-lo. Em outras palavras, sua experiência da salvação, ou seu estado de
graça, consiste em justificação, regeneração (e adoção), e santificação. Sendo
justificado, ele pertence aos justos; sendo regenerado, ele é filho de Deus;
sendo santificado, ele é "santo" (literalmente uma pessoa separada
para Deus) [12:1-2].
Principais Tópicos
• O Pecado e a Salvação
• A Graça
• A Justiça
• A Fé
•O Evangelho
•A Igreja
Principal Conclusão
A Lei pode condenar o pecado, mas não pode
perdoa-lo. A lei pode exigir liberdade, mas não pode concedê-la. A lei pode
exigir espiritualidade, mas não pode produzi-la. A Graça de Deus no Senhor
Jesus Cristo perdoa os pecados, concede liberdade e produz espiritualidade.
Possível Conflito Textual
O material doutrinal apresentado nos
capítulos 1-11 não está perfeitamente relacionado com a matéria pratica
encontrada nos capítulos 12-16.
•Sugere-se
que as recomendações e saudações foram acrescentadas posteriormente.
•Sugere-se
que Paulo não conhecia tantas pessoas em Roma porque ainda não a tinha
visitado.
•Sugere-se
que a carta não era endereçada a Roma e sim a Éfeso.
•Sugere-se
a possibilidade de que houvera uma carta aos romanos da qual uma copia fora
enviada a Éfeso, na qual se acrescentou as saudações em questionamento.
REFERENCIAS
Brokke, H.J. 1981. Romanos,
o Evangelho do Cristo Ressurreto. 1ₐ Edição. Editora Betania. Belo Horizonte.
Ryken, L. Ryken, P.
& Wilhoit, J. 2013. Manual Bíblico Ryken. 1ₐ Edição. Editora Central Gospel. Rio de Janeiro.
Pearlman, M. 2006. Conhecendo
as Doutrinas da Bíblia. 1ₐ Edição. Editora Vida. São Paulo.
Vouga, F. 2009.
A Epístola aos Romanos. Em: Novo Testamento – História, Escritura e
Teologia, pp 207-232, Editado por D. Masquerat, Edições Loyola. São Paulo.

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